Na década passada, houve um aumento dramático de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade, não apenas em países industrializados, mas também em nações em desenvolvimento com economias emergentes. Com a escalada da obesidade, diabetes e hipertensão, houve um aumento paralelo na incidência e prevalência de complicações cardiometabólicas . As complicações cardiometabólicas são doenças multifatoriais e um amplo espectro de diferentes fatores, incluindo mudanças nos ambientes de vida, dietas, estilo de vida e fatores genéticos podem estar envolvidos.
O que significa risco cardiometabólico?
O risco cardiometabólico refere-se às suas chances de ter diabetes, doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.
É importante saber qual é o seu nível de risco. Diminuir o risco pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável.
O que pode mudar meu risco cardiometabólico?
Muitas coisas aumentam seu risco cardiometabólico. Alguns destes não podem ser alterados. Por exemplo, à medida que você envelhece, seu risco aumenta. Os homens também têm riscos maiores que as mulheres. No entanto, a boa notícia é que há riscos que você pode mudar.
Mudanças saudáveis no estilo de vida podem ser maneiras importantes de reduzir seu risco. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar um programa que funcione para você.
Mudanças no estilo de vida que podem ajudar incluem:
Parar de fumar;
Reduzir % de gordura;
Dieta mais saudável;
Exercício regular;
Portanto, não brinque com sua saúde. Um pouco de atenção pode representar muito melhor qualidade de vida futura.
Referências :
Personal Trainer
Bruno Mayer
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.