A Artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica, sistêmica, caracterizada por decréscimos para a saúde articular, incluindo dor, inflamação nas articulações, fadiga, aumento da incidência e progressão de doenças cardiovasculares e perda acelerada de massa muscular.
Esses fatores contribuem para a limitação funcional, incapacidade e redução da qualidade de vida.
O treinamento físico para pacientes com AR mostrou - se eficaz em reverter os sintomas citados, melhorando significantemente a função imunológica e consequentemente reduzindo o risco cardiovascular.
Um treinamento incluindo caminhada intervalada de alta intensidade em idosos com AR estável está associado à redução da doença, melhorando a aptidão cardiovascular, funções imunológicas inatas, indicativo de redução do risco de infecção e potencial inflamatório.
Sabemos que os exercícios físicos são um dos pilares da qualidade de vida, além de serem essenciais à saúde. No entanto, praticar atividades físicas de forma inadequada pode gerar uma série de problemas.
Portanto, todos os pacientes com AR devem ser incentivados a incluir treinamento aeróbico e com exercícios resistidos como parte dos cuidados de rotina, porém é fundamental contar com a orientação de um profissional de Educação Física.
Personal Trainer Bruno Mayer – CREF- 055022/G-SP
Referências
Cooney JK, Lei RJ, Matschke V, et al. Benefícios do exercício na artrite reumatóide. Journal of Aging Research . 2011; 2011: 681640. doi: 10.4061 / 2011/681640.
Bartlett, David B. et al. "Dez semanas de treinamento de caminhada intervalada de alta intensidade está associado à redução da atividade de doenças e melhora da função imunológica inata em adultos mais velhos com artrite reumatoide: um estudo piloto." Arthritis Research & Therapy 20 (2018): 127. PMC . Rede. 23 de julho de 2018.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.