A maioria de nós provavelmente tem uma boa noção do que é preciso para melhorar nossa saúde física e, claro, há toda uma série de abordagens. Podemos ser motivados por competir em um grande evento esportivo, investir em uma academia, nos comprometer com exercícios semanais com amigos, nos informar melhor sobre nossas escolhas alimentares ou conversar com especialistas da indústria de fitness e sermos orientados a partir daí. Não é diferente quando se trata de nossa saúde financeira e é importante ter metas a serem buscadas e procurar aconselhamento especializado também.
Como está sua aptidão financeira?
Estudos apontam que a saúde financeira e o bem-estar físico andam de mãos dadas.
Não há como negar a correlação entre saúde financeira e bem-estar físico. Uma pesquisa realizada em 2015 por um dos maiores bancos dos EUA revelou que 81% dos entrevistados acharam outros objetivos muito mais fáceis de alcançar quando suas finanças estavam em ordem, enquanto 70% afirmaram que a boa saúde financeira teve um impacto positivo em sua saúde física.
Alternativamente, a saúde financeira precária pode ter um efeito cascata devastador. Preocupações com dinheiro são comumente relacionadas ao estresse e ansiedade, que podem se manifestar em sintomas físicos, como falta de sono, aumento da pressão arterial e problemas cardíacos. Problemas de saúde mental, como depressão, também podem surgir quando medos financeiros estão presentes. Isso não só irá impactar uma pessoa em uma casa, mas todos os seus entes queridos também e possivelmente também podem fluir para o local de trabalho.
Além do impacto na saúde física, nossa saúde financeira afeta todos os aspectos de nossas vidas, como atitudes, comportamentos e estabilidade emocional.
Da mesma forma que algumas pessoas optam por contratar um Personal Trainer para ajudá-las a desenvolver uma periodização de mudança de estilo de vida, um planejador financeiro pode ajudá-lo a organizar seus investimentos.
Referência. Richardson T, Elliott P, Roberts R, Jansen M. A Longitudinal Study of Financial Difficulties and Mental Health in a National Sample of British Undergraduate Students. Community Ment Health J. 2016;53(3):344-352.
Bruno Mayer
Personal Mente e Corpo.
https://linktr.ee/personalmayer
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.