Às vezes, a fome não é exatamente de comida. Uma máquina de snacks em Sydney, na Austrália, passou a fornecer algo bem diferente em embalagens que parecem barrinhas de cereal. São pequenos pacotes de “propósito”, “pertencimento” e “amizade”, compostos de mensagens reconfortantes e atividades. Denominada “Intangible Goods” (Bens Intangíveis), a instalação temporária é resultado do trabalho de Elizabeth Commandeur e Mark Starmach.
Os kits foram desenvolvidos pelos artistas em parceria com psicólogos, e os temas foram escolhidos com base em uma pesquisa feita com moradores da cidade para descobrir do que eles sentiam mais falta na vida. As respostas mais frequentes foram transformadas em produtos para a máquina automática, que foi colocada numa rua do centro da cidade na última segunda-feira (26). Ela irá passar ainda por outras duas localidades de Sydney ao longo das próximas duas semanas. Todos os itens custam 2 dólares australianos (aproximadamente R$ 6) e o lucro irá para associações dedicadas à saúde mental, como o Schizophrenia Research Institute da NeuRA e as organizações beyondblue e WayAhead.
Alguns contém papel para origami; outros vêm com sugestões de escrita para acalmar a mente. O pacote de “propósito”, por exemplo, contém cartas que nos convidam a pensar nas pessoas que amamos, naquilo que gostamos de fazer e nas coisas futuras que nos empolgam; enquanto o de “imaginação” é repleto de cartões temáticos que pedem que seu consumidor desenhe a primeira coisa que lhe vem à mente ao ler combinações inusitadas de palavras, como “coffee fish” (peixe de café), “bacon sunset” (pôr-do-sol de bacon) e “jurassic teapot” (chaleira jurássica).
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.