Posso praticar atividade física?
A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurodegenerativa autoimune, crônica, inflamatória e desmielinizante (que remove ou destrói a bainha de mielina do nervo ou trato nervoso) e, como em todas as doenças neurodegenerativas, como doença de Alzheimer, Parkinson ou Huntington, o funcionamento físico e psicológico apresenta alto risco de ser prejudicado.
Vários estudos relataram que pacientes com diagnóstico de EM apresentavam maior risco de sofrer de problemas cognitivos e de sono, fadiga e parestesia que é uma sensação anormal e desagradável sobre a pele, que assume diversas formas tais como queimação, dormência, coceira, entre outros. Ao que diz respeito a saúde física, são observados prejuízos no comportamento motor grosseiro e fino, e redução dos níveis de atividade física (AF), já em relação ao fator psicológico, foram relatados níveis aumentados de ansiedade e depressão, levando a diminuição da qualidade de vida.
Embora o exercício regular possa aumentar a força e o equilíbrio, diminuindo a espasticidade (alteração dos músculos esqueléticos que envolve uma combinação de paralisia, aumento da atividade reflexa dos tendões musculares e hipertonia muscular relacionada), praticar algum tipo de atividade física sem a supervisão de um profissional de Educação Física pode colocar a sua saúde em risco.
Um personal trainer pode ajudar a modificar e/ou criar uma rotina que se adapte às suas necessidades e capacidades, abordando questões como temperatura corporal, falta de equilíbrio, fadiga e espasticidade. O profissional deve monitorar sua frequência cardíaca e ritmo respiratório para ajudá-lo a manter os níveis de intensidade evitando o esforço excessivo, sempre respeitando sua individualidade biológica.
Lembrando que você deve realizar uma avalição médica ao iniciar uma nova rotina, pois exercícios de alta intensidade em portadores de EM podem causar fadiga e lesões graves potencializando os sintomas.
Bom Treino.
Personal Trainer
Bruno Mayer
Cref- 055022 G/SP
Referências Bibliográficas
Sadeghi Bahmani, Dena et al. "Estabilidade da Resistência Mental, Distúrbios do Sono e Atividade Física em Pacientes com Esclerose Múltipla (EM) - Um Estudo Longitudinal e Piloto." Frontiers in Psychiatry 9 (2018): 182. PMC .Rede. 31 de julho de 2018.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.