Como a mente pode afetar doenças físicas?
A palavra "psicossomática" significa mente (psique) e corpo (soma), portanto, um distúrbio psicossomático é uma doença que envolve mente e corpo.
É bem sabido que a mente pode causar sintomas físicos, por exemplo, quando estamos com medo ou ansiosos, podemos sentir o ritmo cardíaco acelerado, tremores, sudorese, dor no peito e cefaleia (dor de cabeça).
Esses sintomas físicos são devidos ao aumento da atividade de impulsos nervosos enviados do cérebro para várias partes do corpo e à liberação de adrenalina (epinefrina) na corrente sanguínea quando estamos ansiosos.
Algumas doenças físicas são consideradas especialmente propensas a agravar-se por fatores mentais, como ansiedade e estresse. O estado mental atual de uma pessoa pode afetar a evolução e prognóstico de uma doença física em qualquer momento particular.
Cada doença tem suas próprias opções de tratamento, dessa forma, para doenças com sintomas físicos, tratamentos com medicação ou intervenções invasivas são geralmente os mais utilizados. No entanto, os profissionais de saúde geralmente tentam tratar uma pessoa como um todo e levar em conta fatores mentais e sociais que podem estar contribuindo para uma doença.
Diante dessa necessidade de cuidar do indivíduo de forma holística (enxergando-o como um todo), criou-se a medicina psicossomática que é um campo médico interdisciplinar que explora as relações entre fatores sociais, psicológicos e comportamentais nos processos corporais e na qualidade de vida.
Fonte: Pubmed
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30109853
Personal Mente e Corpo
Bruno Mayer
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.